Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo,v08 novembro de 2015.
Bastidores
08 de novembro de 2015Pesquisa
Foi divulgada nas redes sociais uma pesquisa sobre a sucessão municipal de Imperatriz. Como não colocaram nem quem fez, não divulgaremos o resultado, mas constam entre os primeiros Ildon Marques, Rosângela Curado e Delegado Assis Ramos, o que não é novidade, especialmente em relação aos dois primeiros, um ex-prefeito e uma ex-candidata a prefeita e a deputada federal, já bastante conhecidos do eleitorado. Do grupo Madeira, quem se destaca é o vereador Esmerahdson de Pinho. As pesquisas revelam um momento. Portanto, somente no próximo ano, quando começam as campanhas, a partir de julho, é que se poderá apontar favoritos. Vale lembrar que na eleição de 2000 só se falava em Madeira e Ildon. Jomar estava lá embaixo, com os seus menos de 5%, e terminou sentando na cadeira número 1 do Palácio Renato Cortez Moreira.
E...
Um “inteligente” questionou que a pesquisa ouviu “somente” 600 pessoas, argumentando que o Datafolha consulta 2 mil. Ora, foi feita uma pesquisa em uma cidade. O Datafolha ouve 2 mil é em nível nacional. Portanto, nada de errado nessa questão.
Ausências
Foi sentida a falta do vereador Hamilton Miranda na solenidade de filiação do Delegado Assis Ramos ao PMDB. Também ausente o ex-prefeito Raimundo Cabeludo. Ambos se filiaram recentemente ao partido. Assis Ramos ingressou no PMDB via Diretório Estadual, presidido pelo senador João Alberto, “vitalício” no cargo.
Diretório
De Imperatriz, fazem parte do Diretório Estadual do PMDB, eleito na semana passada, Francisco Escórcio, Antonio Leite, Agostinho Noleto, Carlos Lima, Bernardino Barbosa, Francisco Soares dos Santos, Fátima Avelino, Alair Chaves e Gladstone Pimenta. Há ainda Remi Ribeiro, que embora morando em São Luís é considerado de Imperatriz, onde foi vereador e se elegeu deputado.
Será?
Circula nas redes sociais uma lista com os nomes de 52 prefeitos e ex-prefeitos do Maranhão que estariam correndo o risco de ser presos. Seria desdobramento das investigações em torno de cheques encontrados com o agiota Gláucio Alencar, envolvido no assassinato do jornalista Décio Sá. As investigações são da Polícia Civil.
Analfabetismo
O método de alfabetização “Sim, eu Posso” iniciará em oito dos trinta municípios maranhenses que possuem os menores índices de desenvolvimento humano. Na sexta-feira (6) o Governo do Estado assinou convênio com a Uema e MST para implantar o programa em oito municípios do Plano Mais IDH com o objetivo de reduzir o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos.
Plano diretor
A delimitação de áreas verdes urbanas e de áreas urbanas a serem reflorestadas poderá passar a ser obrigatória na elaboração de plano diretor municipal, se for aprovada a mudança no Estatuto da Cidade. O senador Wilder Morais (DEM-GO) explica que o estatuto não obriga a inclusão, no plano diretor, do planejamento de áreas verdes nas cidades e de áreas passíveis de reflorestamento. A exigência consta apenas de resolução do Conselho das Cidades, mas não é seguida por todos os municípios, por se tratar de norma infralegal.