Jandira Dias e Assis Filho lideram ações que fortalece protagonismo estudantil no Maranhão - Kelly do Blog

Publicidade Top

segunda-feira, 23 de março de 2026

Jandira Dias e Assis Filho lideram ações que fortalece protagonismo estudantil no Maranhão

 

Sob a liderança da secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, e do secretário adjunto Assis Filho, o Governo do Maranhão intensificou, neste mês de março, uma agenda que coloca os estudantes no centro das políticas educacionais.

Entre os dias 2 e 20, o gabinete itinerante percorreu as Unidades Regionais de Educação (UREs), levando a formação do Programa Mais Grêmios a líderes, vice-líderes e presidentes de grêmios estudantis.

A iniciativa aproxima a gestão pública das escolas e fortalece a participação dos jovens como protagonistas e interlocutores das decisões.

Para Jandira Dias, a proposta marca uma nova forma de construir a educação no estado.

“Estamos construindo uma educação com a participação real dos estudantes”, destacou. Já Assis Filho reforçou o impacto nas escolas:“Quando o estudante participa, a escola ganha mais sentido”.

A ação integra o conjunto de políticas do eixo “Educação de Verdade” e nasceu de um projeto piloto na Grande Ilha, em 2025, que já formou 1.225 estudantes.

Diante dos resultados positivos, a iniciativa foi ampliada para todo o estado, fortalecendo uma rede de lideranças juvenis e ampliando o diálogo entre governo e comunidade escolar.

Os números refletem esse alcance: 20 UREs atendidas, mais de 4 mil inscrições e cerca de 3.290 estudantes formados, consolidando uma mobilização inédita em escala e capilaridade.

Após o Ciclo Regionalizado, o programa será estruturado em todas as UREs, com a implantação do “Trio Articulador” em cada unidade.

O grupo, formado por um técnico da regional e dois estudantes líderes, será responsável por expandir as formações para além das cidades-sede.

Com essa organização, o Governo do Maranhão pretende levar o Programa Mais Grêmios às 1.060 escolas da rede estadual, ampliando o protagonismo estudantil e fortalecendo uma educação mais participativa, conectada e democrática em todo o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé