Prazo para eleitores sem biometria regularizarem título pela internet termina nesta segunda (8) - Kelly do Blog

Publicidade Top

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Prazo para eleitores sem biometria regularizarem título pela internet termina nesta segunda (8)

 

Data marca o limite para quem deseja solicitar alistamento, transferência e revisão de forma on-line

A seis meses das eleições municipais de 2024, os eleitores precisam estar atentos aos prazos do calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral. Entre eles está o encerramento do período em que pessoas sem cadastro biométrico podem acessar os serviços eleitorais pela internet, que termina nesta segunda-feira (8).

A data marca o limite para quem deseja solicitar alistamento, transferência e revisão de forma on-line, por meio do ‘Autoatendimento Eleitoral’. Jovens que queiram emitir o título de eleitor pela plataforma também devem iniciar seu alistamento até esta segunda. 

Após esse prazo, quem ainda não tem a biometria cadastrada tem até o dia 8 de maio para procurar o cartório eleitoral mais próximo e regularizar a situação. É preciso verificar também a necessidade de agendamento prévio para os serviços desejados. 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que o cadastro biométrico é obrigatório para quem vai emitir o título pela primeira vez. Outros eleitores poderão votar normalmente no pleito deste ano, mesmo que ainda não tenham cadastrado as digitais.

Mesmo assim, o órgão destaca que a biometria traz mais segurança ao voto, além de evitar a formação de filas nas seções eleitorais. O processo de cadastramento é gratuito. 

De acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, o 1º turno do pleito irá acontecer no dia 6 de outubro. Já o 2º turno será no dia 27 de outubro, nos casos em que candidatos de municípios com mais de 200 mil eleitores não atinjam a maioria absoluta dos votos.

CONFIRA PRAZOS DO CALENDÁRIO ELEITORAL

  • 8 de abril - Data final para que eleitores que não têm cadastro biométrico solicitem alistamento, transferência e revisão pelo serviço de Autoatendimento Eleitoral na internet;
  • 8 de maio - Data final para eleitores regularizarem a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais;
  • 15 de maio - Pré-candidatos poderão iniciar a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo;
  • 20 de julho a 5 de agosto - Partidos e federações poderão realizar convenções partidárias;
  • 15 de agosto - Data final para registro de candidaturas na Justiça Eleitoral;
  • 16 de agosto - Início da propaganda eleitoral;
  • 6 de outubro - 1º turno das eleições municipais de 2024;
  • 27 de outubro - 2º turno das eleições municipais de 2024.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé