Governo do Maranhão lança oficialmente a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em Imperatriz - Kelly do Blog

Publicidade Top

terça-feira, 9 de maio de 2023

Governo do Maranhão lança oficialmente a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em Imperatriz



- Lançamento da campanha de vacinação contra febre aftosa em Imperatriz (Foto: Divulgação)9/05/2023



O Governo do Maranhão, através da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), lançou oficialmente nesta terça-feira (9), durante evento realizado no Parque de Exposições Lourenço Viera da Silva, em Imperatriz, a I Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa 2023.

O governador Carlos Brandão destacou os esforços da AGED e a parceria com os produtores e criadores maranhenses para que o Maranhão possa fazer a retirada da vacina contra febre aftosa em 2024 e alavancar a pecuária maranhense. “Estamos cumprindo as metas do Ministério da Agricultura para que o estado se torne zona livre de febre aftosa e a gente possa retirar a vacina ano que vem. Esse trabalho vai ter êxito se fizermos agora a integração entre o governo e os pecuaristas para um ampla imunização", ressaltou.

"Precisamos atingir o índice dessa campanha em todo estado e continuar avançando para sermos zona livre de aftosa sem vacinação, e então abrir o Maranhão a vários mercados”, completou o governador.

Para o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Diego Rolim, a campanha deve trazer impactos positivos no cenário econômico. "Além de consolidar o Maranhão como zona livre da aftosa, a vacinação vai valorizar o preço do rebanho maranhense, o que intensificará a comercialização interna, bem como a exportação", afirmou o secretário.

Durante o evento, o presidente da AGED Cauê Aragão anunciou que a partir da segunda quinzena de maio os produtores e criadores poderão realizar a comprovação de imunização dos seus rebanhos bovinos e bubalinos através do Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão (SIGAMA). “Estamos trabalhando para fazer o Maranhão avançar em seu status sanitário, além de trazer mais comodidade aos nossos produtores, buscando inovação de nossos serviços”, informou.

O pecuarista Flávio Antoniolli disse que o Maranhão dá um passo importante, o que vai aumentar o valor agregado ao gado maranhense. “O governo está trazendo uma segurança para negociar nosso gado em todo mercado brasileiro. Estamos realizando muitos investimentos e o governo, vindo com essa contrapartida, é sinal que podemos investir muito mais”, comentou.

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação contra febre aftosa vai até dia 31 de maio e os criadores devem imunizar seus rebanhos bovinos e bubalinos de todas as idades. A meta da campanha é ultrapassar 95% dos rebanhos bovinos e bubalinos vacinados contra aftosa, chegando a 100% dos animais imunizados. O Maranhão possui atualmente mais de 10 milhões e 300 mil cabeças de gado, entre bovinos e bubalinos.

A comprovação da vacinação vai até o dia 15 de junho e o produtor pode fazer no escritório da AGED onde tem a propriedade cadastrada ou fazer pelo SIGAMA, após solicitar permissão para acesso. Os produtores que já possuem acesso ao Sistema poderão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé