Centro de Recondicionamento de Computadores será implantado no MA - Kelly do Blog

Publicidade Top

terça-feira, 4 de abril de 2023

Centro de Recondicionamento de Computadores será implantado no MA





O Ministério das Comunicações e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) celebraram, nesta segunda-feira (3), parceria para implementar um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) no Maranhão. O reitor do IFMA, professor Carlos Cesar Ferreira, e o ministro Juscelino Filho assinaram, nesta segunda-feira (3), um Termo de Execução Descentralizada para dar início ao Programa Computadores para Inclusão na unidade – que irá capacitar profissionais para o mercado de trabalho, além de fortalecer ações que promovam a tecnologia da informação como ferramenta para a transformação social.

A unidade maranhense será a 19º no Brasil. O investimento do Ministério das Comunicações será de R$ 1,8 milhão para executar o projeto em um período de 24 meses. A previsão é que o novo CRC já comece a funcionar no mês de abril, no Centro de Referência Tecnológica (CERTEC) do Instituto, em São Luís.

“Um momento importante onde estamos trazendo essa ação concreta do Ministério das Comunicações, que vai trazer além de recondicionamento de máquinas, a oferta de cursos para jovens e idosos em situação de vulnerabilidade, levando assim letramento digital e habilidades digitais para esse público. Essa é uma grande inciativa que nos apoiará na inclusão digital ”, destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Entre as metas do acordo estão a formação de 1 mil pessoas em cursos – preferencialmente jovens em situação de vulnerabilidade social – e de 500 profissionais que vão atuar nos Pontos de Inclusão Digital que receberem computadores. Por fim, a expectativa é de que de que 1 mil computadores recondicionados sejam doados após o recondicionamento na unidade.



SOBRE OS CRCs – Os Centros de Recondicionamento de Computadores são espaços adaptados para a reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos usados. Além de estimular o descarte correto de resíduos eletrônicos, a iniciativa também prevê a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de cursos e oficinas relacionados ao recondicionamento e operação de computadores.

Os CRCs integram o Programa Computadores para Inclusão, ação do governo federal com o objetivo de apoiar e viabilizar iniciativas de inclusão digital. A iniciativa é executada pelo Ministério das Comunicações, que já investiu mais de R$ 38 milhões desde a origem do programa. Por meio do Programa, cerca de 30 mil mil computadores recondicionados já foram doados e 2,1 mil Pontos de Inclusão Digital foram beneficiados em 698 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé