A OAB Maranhão lança as datas para inscrições das Eleições do Quinto Constitucional - Kelly do Blog

Publicidade Top

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

A OAB Maranhão lança as datas para inscrições das Eleições do Quinto Constitucional



A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão,  abriu inscrições que irão dos dias 24/02/2023, até 15 de março para advogadas e advogados com interesse em concorrer a uma vaga de  desembargador do Tribunal de Justiça, através da lista sêxtupla, que será encaminhada pela OAB/MA ao TJMA. 


Os candidatos devem efetivar a inscrição no site da OAB/MA e seguir os critérios estabelecidos pelo Edital nº Nº 01/2023 – OAB/MA. 


Entre as exigências elencadas tanto na Resolução nº01/2023 quanto no Edital nº 01/2023 estão: o candidato comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia por mais de 10 (dez) anos anteriores à data do seu requerimento, bem como a inscrição nesta Seccional há mais de 05 (cinco) anos; o candidato não possuir mais de 70 (setenta) anos de idade na data da formalização do pedido, entre outros critérios. Todas as condições podem ser acessadas no edital 01/2023 e na Resolução nº 001/2023.


Advogados de todo estado poderão participar, desde que cumpram as exigências determinadas via edital. 


No sul do estado, em Imperatriz, nomes fortes aparecem e estão na disputada para a vaga, são eles: Alessandra Belfort advogada e Procuradora Municipal, Sidney Costa, Gilson Ramalho ex-juiz do TRE e a advogada Josineile Pedroza. Se um deles conseguir a maioria dos votos e forem até o conselho da OAB/MA, a ordem vai precisar avaliar bem e respeitar o que advocacia da região Tocantina escolher. 


O Tribunal do Maranhão conta com 34 desembargadores, sendo eles 29 homens e somente 5 mulheres. A disparidade de gêneros é um debate amplo e promete ser levado em consideração pela categoria na hora do voto.

Um comentário:

  1. Parabéns Dra. Josineile, estamos juntas nesse novo ciclo 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Publicidade Rodapé