TV Assembleia estreia nesta quinta-feira o documentário “João Castelo – O governador das grandes obras” - Kelly do Blog

Publicidade Top

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

TV Assembleia estreia nesta quinta-feira o documentário “João Castelo – O governador das grandes obras”

 

A trajetória de um dos homens públicos de maior expressão do Maranhão nas últimas décadas é narrada no documentário “João Castelo – O governador das grandes obras”, especial que a TV Assembleia estreia nesta quinta-feira (29), às 20h. O lançamento da produção ocorre no mês que marca os seis anos da morte do político caxiense, ocorrida em 11 de dezembro de 2016.

O roteiro traz os fatos históricos marcantes, os temas polêmicos, o carisma e o legado deixado pelo político que ocupou diversas funções públicas, entre elas a de governador do Maranhão, senador e de prefeito de São Luís. Depoimentos inéditos de familiares, como o da viúva Gardênia Ribeiro Gonçalves; de personalidades, a exemplo do médico e jornalista Chico Viana, da escritora Arlete Nogueira, que na gestão de Castelo foi a 1ª secretária de Cultura do Maranhão; e de amigos e ex-secretários, fazem a costura entre os episódios da vida do político, que tomou posse em seu primeiro mandato de deputado federal no mês de março de 1979.

Imagens históricas são outro grande diferencial do documentário, que tem direção-geral assinada pelo jornalista Edwin Jinkings, diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa e que conheceu bem de perto o homenageado, tendo sido secretário de Comunicação durante a gestão de João Castelo à frente da Prefeitura de São Luís.

“É mais uma produção da TV Assembleia que destaca a vida e obra de um político com grande notoriedade no estado. O documentário sobre João Castelo resgata fatos históricos da vida e as ações de destaque do político que marcou sua época”, afirma Jinkings, fazendo referência também ao especial ‘10 anos sem Jackson Lago’, que foi lançado ano passado.

Demonstrações de carinho

O político João Castelo sucedeu a Nunes Freire e foi o último governador do Maranhão eleito sem o voto popular, mas sempre recebeu demonstrações de carinho da população. Um dos relatos curiosos e emocionantes é do hoje empresário José Antônio da Silva, que bem jovem, de chinelos e roupa simples, foi recebido no Palácio dos Leões pelo então governador João Castelo, de quem ouviu a notícia de que poderia começar em seu primeiro emprego.

Castelo é lembrado até hoje por ter construído grandes obras em São Luís, a exemplo do Projeto Italuís, que na atualidade garante o abastecimento de água potável a grande parte da capital; do Complexo Esportivo Canhoteiro, que acabou ficando popularmente conhecido como Castelão; da Ponte Bandeira Tribuzi; e grandes conjuntos habitacionais, como a Cidade Operária.

Confira a íntegra do documentário na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), nesta quinta-feira (29), às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé