Cresce o número de fazendeiras no Maranhão - Kelly do Blog

Publicidade Top

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Cresce o número de fazendeiras no Maranhão

 

SOMOS AS FAZENDEIRAS DO MARANHÃO 

 

Nosso estado apresenta grande potencial ao agronegócio em virtude das características climáticas, um patrimônio pecuário de quase dez milhões de cabeças de gado e mais de 130 mil produtores. Desse total, quase 40 mil são mulheres. Neste cenário ainda tão masculino, nós, mulheres rurais, cada vez mais, nos unimos para trocar experiências com outras mulheres, afinal, este é o natural do feminino, buscando ideias complementares para aplicar na gestão dos nossos negócios e, principalmente, formas para juntas vencermos os desafios de administrar propriedades. 

 

Hoje no Brasil, as mulheres estão conectadas de várias formas. Nós, do grupo As Fazendeiras, buscamos o acolhimento e o encorajamento, o que propiciou a congregação de mais mulheres na pecuária. Mães, filhas, esposas, viúvas, herdeiras e muitas outras que precisam de suporte sabem que têm voz. Por isso, criar um grupo para inspirar e impulsionar a busca por conhecimento, vivências, para gerir as propriedades com excelência, fé, amor, e fazendo diferença dentro e fora do campo, é fundamental. Todos os dias somos apresentadas a desafios, e um grupo, uma tribo como As Fazendeiras, serve para reafirmar que “você não está só”.  

 

São lindas histórias de superação e, em menos de três anos, já somos mais de 130 mulheres do agronegócio, de quatro estados do país, participando ativamente desta conversa sobre lida diária, execução de serviços e atualizações gerais do agronegócio, sem perder a identidade feminina e maternal que nos são tão caras. Pautado nas necessidades comuns das integrantes do grupo, estabelecemos parcerias institucionais com objetivo de capacitar e qualificar a mão de obra local. Criamos o primeiro curso para vaqueiros do Brasil, o "Vaqueiro Nota 10", em parceria com a Instituição Rehagro, que almejamos disponibilizar para outros estados. 

 

Também firmamos parceria com Senar, Sebrae, universidades e sindicatos rurais, nos tornando as primeiras mulheres a participar da diretoria do Sindicato Rural de Imperatriz e Açailândia, os dois maiores Sindicatos Rurais do Maranhão. Por meio do conhecimento técnico, queremos transformar as vidas daqueles que estão direta ou indiretamente ligados ao campo. Compreendemos a importância da educação, não só para os colaboradores que laboram em nossas propriedades, mas estender esse saber aos filhos e às esposas dos colaboradores, para que haja importantes mudanças culturais na sociedade.  

 

Temos o propósito de nos unir e viver cada dia mais fortalecidas, contribuindo para o avanço do agro por meio da melhor gestão das nossas terras. Seguimos com perseverança, buscando incentivos para continuarmos sendo donas dos nossos pedaços de terra, ou seja, dos nossos pedaços do planeta. E para que todas as mulheres do agronegócio tenham a certeza de que não estamos sozinhas neste desafio. 

 

Érika Lira – Presidente do Grupo As Fazendeiras (MA) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé