Centro CulturalTatajuba lança exposição de artes plásticas inspirada no Rio Tocantins - Kelly do Blog

Publicidade Top

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Centro CulturalTatajuba lança exposição de artes plásticas inspirada no Rio Tocantins

 


MostraCardume de Cores tem início no dia 28 de outubro e é resultado das oficinas de Artes Plásticas e Artes em Recicláveis,ministradas pelo arte-educador Antônio Alexandre

 

Peixes, cordões, papelão, garrafas, tubos, muita tinta, vidro, bambu, tronco de árvore, gaveta... uma miscelânea visual, que explode em cores e formas variadas, compõe as obras que formam a Cardume de Cores – I Mostra de Artes Plásticas dos alunos do Centro Cultural Tatajuba. A mostra será inaugurada no dia 28 de outubro, às 17h, no Centro Cultural Tatajuba, e ficará aberta ao público até dezembro deste ano. A entrada é gratuita. 

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Centro Cultural Tatajuba ofertou as oficinas Artes Plásticas e Artes em Recicláveis, que tiveram início no mês de agosto e que agora apresentam para todo o público o resultado das mais de 48 horas de aulas teóricas e práticas, ministradas pelo artista plástico e arte-educador Antônio Alexandre. 

A exposição é inspirada no Rio Tocantins e na importância da preservação e cuidados que toda população deve ter com o rio.De acordo com o artista plástice professor da oficina Antônio Alexandreos alunos aprenderam técnicas variadas e tiveram liberdade no fazer artístico. 

“A oficina foi enriquecedora. Durante as aulas teóricas, falamos sobre poesia, artes visuais, sobre a ruptura do efeito do significado do belo, em que o conceito está acima do objeto bonito ou da belezaNa parte prática,os alunos tiveram liberdade na criaçãoTenho a sensação de dever cumprido em partilhar esses conhecimentos. Sei que o que foi repassado vai fazer a diferença na vida desses alunos, que agem e pensam como protagonistas do seu novo fazer artístico”, comenta Antônio Alexandre.

As turmas foram compostas por mulheres e homens com diferentes ocupações e faixa etária entre 15 e 89 anos. A descoberta e formação de novos talentos também é um marco das oficinas. comunicador e promotor de eventos, Hélio de Oliveira (54),conta que participar da Oficina de Artes Plásticas foi uma grande descoberta. Eu não era artista e, de repente, descubro oartista que tem dentro de mim. Estava meio adormecido, masque sempre apreciou as artes. Tem algumas peças que fiz, como o ‘Cardume de emoções’,que representam justamente o que esse curso foi para gente. E é uma emoção inexplicável porque é muitoartístico e vibrante. O Alexandre e o Tatajuba estão nos dando essa possibilidade de sentir isso, de uma maneira encantadora, afirmou Hélio.

Sobre o arte-educador Antônio Alexandre 

Antônio Alexandre é artista visual residente em Imperatriz. Iniciou seus trabalhos no começo dos anos 90 expondo sua produção na Universidade Estadual do Maranhão, em meio ao Movimento Estudantil. Ele expõe e vende seus produtos artísticos carregados da sua marca pessoal com cores vibrantes e traços próprios. Tem em seu currículo de artista-viajante grandes feiras de literatura como Salimp, Bienal do Livro de Minas e Bienal do Livro de São Paulo e encontros estudantis de todo Nordeste e de algumas cidades do Centro Oeste, Sudeste e Sul. Paralelo a seus trabalhos que incluem produtos como cadernos, quadros, camisas, itens de decoração e cartazes impressos com serigrafia, o artista desenvolve uma pesquisa sobre artes plásticas, em que inicia experimentalismos gráficos sobre algumas superfícies, como madeira, papelão, tecido, vidro, plástico e cerâmica. 

Sobre o Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural de Imperatriz. Oferta uma programação de qualidade, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. Para ficar sabendo das novas oficinas e programação do centro cultural, basta acompanhar o Instagram ou Facebook @centroculturaltatajuba.

SERVIÇO

O que: Cardume de Cores – I Mostra de Artes Plásticas dos alunos do Centro Cultural Tatajuba

Quando: lançamento dia 28 de outubro, às 17h

Onde: No Tatajuba, Av. Getúlio Vargas - 1665, Centro, próximo ao Posseidon Hotel

Quanto: Entrada gratuita

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé