Bancada feminina na Assembleia aumenta para 12 deputadas eleitas - Kelly do Blog

Publicidade Top

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Bancada feminina na Assembleia aumenta para 12 deputadas eleitas

Silva Tereza

Nesta eleição, houve um aumento do número de mulheres que estarão na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), na próxima legislatura. Atualmente, a bancada feminina conta com 10 deputadas, exercendo o mandato. Entre as reeleitas e eleitas, elas estarão em número de 12 no parlamento, a partir de 2023.

As deputadas estaduais que vão compor a Assembleia ano que vem são: Iracema Vale (PSB), Fabiana Vilar (PL), Solange Almeida (PL), Mical Damasceno (PSD), Dra. Viviane (PDT), Andreia Rezende (PSB), Abigail (PL), Daniella (PSB), Edna Silva (Patriota), Janaína Ramos (Republicanos), Cláudia Coutinho (PDT) e Ana do Gás (PCdoB). 

Iracema do Vale foi a que obteve maior votação. Ex-prefeita de Humberto de Campos, ela estará, pela primeira vez, na Alema. A candidata ficou em primeiro lugar da lista geral de deputados com expressivos 104.729 votos. 

As que já estavam com mandato e foram reeleitas são Mical Damasceno, Daniella, Andreia Rezende e Ana do Gás. 

Espaço

Nas eleições deste ano, as candidaturas femininas bateram recorde com 33,3% dos registros nas esferas federal, estadual e distrital. As mulheres representam 53% do eleitorado do país, o que corresponde a 82 milhões de votantes. 

Entre as medidas de impacto que incentivam a participação feminina na política está a Lei 12.034, de 2009, aprovada pelo Congresso Nacional. A norma assegura o percentual mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Além disso, destina pelo menos 30% dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, bem como do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV para as candidatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé