Unidades Básicas de Saúde retomam horário normal para marcação de exames - Kelly do Blog

Publicidade Top

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Unidades Básicas de Saúde retomam horário normal para marcação de exames

Nesta segunda-feira, 26, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que devido à pandemia estavam com funcionamento reduzido em algumas áreas, retomam suas atividades normais. As unidades Milton Lopes e Sanharol, além de terem retornado a realização de todas as especialidade médicas ofertadas pelo município, também voltam a fazer regulação e marcação de exames nos dois turnos, de 8h às 12h, e de 14h às 17h. UBS Ouro Verde, que está em reforma, também retorna assim que concluídas as melhorias na unidade.

A secretária municipal de Saúde, Mariana Jales, informa que o que ocasionou fila de espera na marcação de consultas e exames especializados na UBS São José foi a chamada demanda reprimida. “Muitos procedimentos estavam reduzidos em função da pandemia. As próprias pessoas estavam evitando consultas e exames com medo de contrair a Covid-19. O retorno das marcações em geral e inserção de novos procedimentos no sistema, atraiu mais gente do que o esperado”.

A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Auditoria dos Três Poderes, implantará mais 4 pontos de regulação e marcação de exames e consultas na cidade. Para contribuir com o trabalho das três UBS's, que já possuíam esses serviços, mas estavam servindo como referência para o tratamento e combate da Covid-19, as unidades do Sebastião Régis, Itamar Guará, Teotônio Vilela e Bom Sucesso também ofertarão os mesmos procedimentos para a população.

O coordenador da Auditoria, Esmerahdson de Pinho, explica que “os novos pontos de marcação e regulação de exames serão equipadas com computadores modernos e profissionais reguladores treinados pela auditoria. A curto prazo foi autorizado também pela Secretaria de Saúde o estudo de viabilização e implantação do 1º Call Center do SUS do Sul do Maranhão, onde uma equipe de profissionais manterá um contato permanente com os pacientes, informando sobre agendamento e execução de procedimentos ofertados pelo município".

Ainda de acordo com o auditor, “essas ações buscam enfrentar a forte demanda que agora começar a surgir devido ao sucesso da campanha de vacinação contra a Covid-19, onde grande parcela da nossa população já foi contemplada e que ganham confiança e passam a buscar demais atendimentos na área da saúde.

A secretária Mariana Jales informa ainda que “além de todas essas ações já mencionadas, buscaremos agora aumentar o quantitativo desses serviços, no intuito de melhorar ainda mais o atendimento, humanizando essa relação com nossos usuários”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé