O juiz da 2ª Zona Eleitoral de São Luís, Adelvam Nascimento Pereira, indeferiu o pedido do candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PMN), para que fosse retirada a matéria “Documentos comprovam que Eduardo Braide é investigado no esquema de Anajatuba” do Blog do Neto Ferreira.
Braide alegou que a matéria referida acima lhe causaria danos irreversíveis, porém o magistrado negou tal fato. “Entendo que a não concessão da medida extrema não importará em dano irreparável ao candidato representante ou ao equilíbrio ou à normalidade do pleito eleitoral”, disse Adelvam Nascimento.
A atitude de Eduardo Braide é uma demonstração clara de censura à imprensa e a liberdade de expressão.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, durante o fórum da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), que foi realizado ontem, dia 20, em São Paulo, falou sobre a liberdade de expressão e de imprensa.
“Precisamos garantir a integridade, a eficácia, a efetividade, não apenas jurídica, mas a efetividade social, da nossa Constituição para que tenhamos nela a garantia de todos os direitos. E isso é possível com uma imprensa integralmente livre, com todos podendo se expressar.”, ministra Cármem Lúcia.
Leia o documento abaixo: