IMPERATRIZ JOÃO RODRIGUES –
A catedral de Nossa Senhora de Fátima ficou lotada de fieis, com faixas e cartazes, durante a celebração da Missa Especial de Envio de Dom Gilberto Pastana de Oliveira, no início da noite desta terça-feira(12).
Depois de dez anos como bispo de Imperatriz, Dom Pastana foi transferido para a Diocese de Crato (CE), onde vai assumir a função de bispo Coadjutor.
Desde que a transferência foi anunciada, Dom Pastana vem recebendo um rosário de homenagens de vários segmentos da sociedade imperatrizense.
A primeira delas foi na Câmara, onde os vereadores concederam uma Moção de Aplausos, mas a despedida oficial foi durante a programação da Noite Católica da 48ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) quando integrantes de pastorais e movimentos diocesanos organizaram uma celebração especial.
Dentre os ritos adotados pela Igreja Católica está a Missa de Envio, nesse caso o último momento do religioso na diocese, e precede o embarque para a diocese cearense.
Integrantes de pastorais e movimentos da diocese e simpatizantes do religioso vão formar uma comitiva que seguirá até Crato, onde fará a “entrega” de Dom Gilberto Pastana. Eles vinham se articulando desde o mês de maio.
Uma comitiva da cidade Santarém (PA) fez a “entrega” de Dom Pastana durante a posse dele como bispo de Imperatriz, de onde já declarou que aprendeu a ser bispo com os fiéis imperatrizenses.