A caminhada foi uma forma de chamar atenção da sociedade para dizer um basta à violência contra a mulher
Promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM), em parceria com órgãos do poder público e da sociedade civil, a campanha Internacional 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher encerrou sua programação na tarde de quinta-feira (10) - Dia Internacional dos Direitos Humanos. O encerramento da campanha foi marcado com uma grande caminhada, denominada caminhada da paz, que levou várias pessoas às ruas de Imperatriz. A concentração iniciou às 16h, na Praça Mané Garrincha, seguindo pelo fórum Min. Henrique de La Roque Almeida, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara Municipal de Imperatriz, se estendendo até a Avenida Beira Rio.
A caminhada contou com a participação e o apoio de autoridades, secretários, estudantes, representantes de diversos segmentos da sociedade civil, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran). O evento contou ainda com o apoio das Polícias Militar e Civil.
Para a secretária da Mulher, Conceição Medeiros Formiga, os trabalhos desenvolvidos durante a campanha foram positivos por uma série de fatores. “Os 16 Dias de Ativismo tem o papel de conscientizar a sociedade ao combate e a denúncia de qualquer forma de violência que algumas mulheres passam no dia dia. Nossa campanha teve um saldo bastante positivo, e a cada ano ela se renova, para que a violência em nosso município seja erradicada” afirmou.
A secretária explica que em Imperatriz a campanha é realizada anualmente, desde que foi criada a Secretaria da Mulher, em 2009. “A ação objetiva sensibilizar a população no combate à violência contra mulheres e meninas, promovendo a igualdade gênero e conscientizando a sociedade”.
“Na campanha de deste ano, além das palestras realizadas saímos das pautas técnicas e fomos à campo. Visitamos bairros, praças, escolas e povoados distantes com o objetivo de repassar informações para sociedade e mulheres vítimas de agressão” explicou a coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher – Cram, Sueli Brito Barbosa.
Os 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher começou em 1991, com o objetivo de promover o debate e denunciar varias formas de violência no mundo. A campanha ocorreu entre os dias 25 de novembro a 10 de dezembro, envolvendo uma série de atividades que incluíram: oficinas, rodas de conversa, exibições de documentários, panfletagens, blitz, palestras em escolas, entre outras atividades. [Francisco Lima – ASCOM]