Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso"
E nada...
Vez por outra pessoas indagam sobre a construção do tão sonhado Mercado do Peixe de Imperatriz. A obra, se tivesse sido tocada na data prevista, já estaria pronta. Quando foram aterrar o terreno, perceberam que teria que ser feita modificação no projeto relacionada à fundação. Isso já tem ano, mas até agora nada ficou definido. Além disso, há a necessidade de mais recursos, já que o disponibilizado pelo governo federal não seria suficiente para concluir a obra. Seria algo em torno de 400 mil reais, contrapartida da Prefeitura. A verdade é que se vê outras obras sendo feitas e o Mercado do Peixe, nada. Até parece que há uma cabeça de burro enterrada ali.
No Maranhão
E meio à turbulência que começa a tomar conta do País, amanhã a presidente Dilma Rousseff estará no Maranhão. Ela fará a entrega de 3.020 moradias em São Luís e em Caxias referentes ao Programa Minha Casa, Minha Vida. Também inaugura o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). Hoje a Secretaria de Imprensa da Presidência da República realiza, às 15h, entrevista coletiva em São Luís para tratar da agenda da presidenta.
Ausente
O ex-presidente da República e ex-senador José Sarney não acompanhará Dilma Rousseff em sua visita ao Maranhão. Ele foi convidado, mas não poderá vir, porque se recupera em Brasília de uma queda que sofreu no início da semana. Estarão presentes os senadores João Alberto de Sousa e Edison Lobão, além de deputados federais da base.
Mobilidade
Durante a apresentação do Plano de Ação Imediata do Trânsito de Imperatriz (PAIT), na manhã de sexta-feira (7), o prefeito Sebastião Madeira sancionou o Projeto de Lei 1.555/2014, que institui a Política Municipal de Mobilidade Urbana de Imperatriz. O autor do projeto é o vereador Esmerahdson de Pinho. “Uma vitória para o nosso mandato e para toda cidade”, comentou o vereador.
Fiesp
Na próxima terça-feira (11) o governador Flávio Dino estará na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele falará sobre desenvolvimento e agricultura no Maranhão.
Título
Na sessão de terça-feira foi apresentado e encaminhado às comissões competentes Projeto de Decreto Legislativo que outorga o Título de Cidadão Imperatrizense ao Tenente-Coronel Antonio Markus da Silva Lima, comandante do 3º BPM. O projeto é de autoria do vereador Rildo Amaral.
Na pauta
O segundo turno das propostas de emenda à Constituição (PEC) da maioridade penal e da reforma política, com a discussão sobre financiamento de campanha, são os principais temas do Plenário da Câmara dos Deputados, a partir de terça-feira.
Redução
Aprovada em primeiro turno no início de julho, com 323 votos favoráveis e 155 contrários, a PEC 171/93 reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. Esse texto é mais brando que o rejeitado um dia antes por não ter atingido número suficiente de votos. A matéria, uma emenda apresentada pelos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e André Moura (PSC-SE), excluiu da proposta inicialmente rejeitada os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado. Pela emenda aprovada, os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.